terça-feira, julho 8

Duas crianças morrem envenenadas por flores

Comments
 

Três crianças se envenenaram com hortênsia. Duas morreram ontem, e a terceira se encontra em coma no IJF.(Instituto Dr. José Frota).


As crianças Ingrid Farias Rodrigues, de sete anos, e os irmãos Miquéias Sousa Melo, de seis anos e Maria Grabriela Sousa Melo, de oito anos, foram envenenadas, ontem, ao mastigar uma planta denominada de hortênsia, mais conhecida popularmente, como “ciúme”.

Ingrid Farias e Miquéias faleceram ainda no começo da tarde de ontem. A menina chegou morta à Unidade Central do Instituto Doutor José Frota (IJF), enquanto o menino não resistiu aos efeitos da substância tóxica, ainda em Caucaia.

Os primeiros sintomas tóxicos foram sentidos por Miquéias, com vômitos, convulsões e perda dos sentidos. Ele foi encaminhado ao Hospital Santa Teresinha, em Caucaia, mas chegou à unidade hospitalar morto.

As hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, o que as torna venenosas. Este veneno causa cianose (falta de oxigenação no sangue), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia (sonolência), vômitos e o coma. Tratam-se de espécimes extremamente perigosas quando ingeridas. As principais vítimas são crianças e animais.

Em alguns países da Europa, onde existem plantações de alimentos, é proibido o cultivo de qualquer tipo de hortênsia.

É uma planta muito comum no Sul do Brasil, onde Gramado é conhecida como a "Cidade das Hortênsias". No Ceará ela é muito encontrada em serras. Se adapta fácil à sombra.

Veja a materia completa aqui