segunda-feira, novembro 10

Cenas do Cotidiano

Comments
 

Não costumo falar de politica e políticos, mas tem ações que precisam ser comentadas. Por várias vezes em meus comentários em blogs que falam de politica tenho dito que o que falta é vontade de fazer desse pais, cidades, um lugar melhor para se viver, que os candidatos eleitos esquecem o que prometem nas suas campanhas e mesmo assim muitos se reelegem, seja porque os cidadãos tem memória curta ou pela compra de votos, troca de favores...

Existem algumas gestões Brasil afora que são exemplares, prefeitos que conseguiram melhorar a vida dos cidadãos, ainda são poucos, mas em todas elas isso aconteceu porque o prefeito foi até os cidadãos e junto com eles fez o que era melhor para todos, muitas vezes essas ações não foram necessariamente de alto custo financeiro.

A sociedade precisa se envolver, participar ativamente, cobrar os seus direitos, pois a maioria já ouviu falar que os impostos que pagam é que financiam educação,saúde, saneamento... mas não tem noção da força que tem, e só com a mobilização da sociedade civil é que conseguiremos fazer desse pais um lugar melhor para viver.

O que me inspirou a falar sobre isso?

A prefeita da minha cidade é do PT e foi reeleita, não vou traçar um perfil da mesma e nem da sua gestão, também não estou fazendo propaganda do PT, nunca fui petista, não votei no Luis Inácio, mas o que não me impede de aplaudir ações que acho de relevância.

Pequenas ações muitas vezes trazem grandes benefícios a população, principalmente os menos favorecidos, nesse caso a ação que me chamou atenção é referente a lazer, afinal diversão é fundamental para ricos e pobres. A prefeita há algum tempo lançou uma espécie de promoção(tarifa social) nas passagens de ônibus: No último domingo de cada mês a passagem que custa R$1,60, passaria a custar R$1,00 e a meia passagem R$0,50, para que as pessoas saíssem de casa, com um custo menor. O resultado disso foi que famílias inteiras, que antes não saiam de casa, passaram a ir a praia, visitar os parentes, amigos...O sucesso foi tão grande que depois de algum tempo o que era apenas um domingo por mês, passou a ser todos os domingos.

E o que se vê aos domingos é uma movimentação que antes não existia, e aos que achavam que não daria certo, pois dependia de convênio da prefeitura com as empresas de ônibus, viram que é possível, tem quem reclame, mas o fato que essa atitude, embora populista favoreceu uma infinidade de pessoas, e tem quem ache que lazer não é importante, mas é comprovado que quem é feliz adoece menos, trabalha melhor, ganha quem sai de casa, com mais pessoas circulando, acabam comprando mais, e no final se formos fazer um balanço do que essa ação gerou, muita gente foi favorecida. Pessoalmente gostei. E vocês que me lêem o que acham ?

Uma semana produtiva a todos.