quinta-feira, março 19

Dia de São Jose - Equinócio de Outono

Comments
 


Hoje é comemorado o dia de São José, padroeiro do Ceará.



Em anos de estiagem o dia de São José é a última esperança do sertanejo de um bom inverno, se não chover até esse dia é sinal de seca.

É que nesse período ocorre a passagem do equinócio de outono .



O equinócio de outono para o hemisfério sul da Terra ( de primavera para o hemisfério norte ) ocorre quando da passagem do Sol pelo ponto Vernal ou ponto Gama. A data e o horário da passagem variam ligeiramente de ano para ano. O calendário gregoriano, utilizado em quase todos os países, está organizado de maneira a manter, aproximadamente nas mesmas datas, as ocorrências dos equinócios e solstícios. O equinócio de outono (primavera) geralmente acontece nos dias 19, 20 ou 21 de Março.



Quando ocorre um equinócio, a linha que une o centro da Terra ao centro do Sol, cruza o equador terrestre, ou seja, o Sol fica a pino ( no zênite, em termos astronômicos ) nos locais situados no equador ( latitude 0º ). A cidade de Macapá-AP, situada no equador, tem o Sol a pino nesse dia. Em outras palavras, no instante de um equinócio, o segmento de reta que une o centro da Terra ao centro do Sol é perpendicular ao eixo de rotação da Terra.



O nome "José" significa "Deus acrescenta um filho" ou "Deus cumula de bens", em hebraico.



Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galileia e comprometido com Maria. Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, acreditava na sua fidelidade. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.

Maria deu a luz a Jesus, em Belém.


Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino seriam exterminadas, por ordem de Herodes.

José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes.


Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.



Esse ano tem chovido bastante no Ceará, o que deixa o sertanejo rindo à toa, sem contar que enchem os reservatórios para o consumo de água potável para a população.





Photobucket








pesquisei aqui e aqui