segunda-feira, março 2

A origem do Big Brother

Comments
 


Você sabia?



Que o Big Brother é um reality show que goza de grande popularidade nas mídias de massa, exibido em TV aberta ou canais exclusivos de assinantes, isto nós todos já sabemos.

Sabemos também que este tipo de programa rende muito mais para as operadoras de TV e de telefonia do que para o próprio “vencedor”. Na verdade, o programa na sua configuração atual, BBB 9, é uma verdadeira vitrine de marketing. Há quem o ame e quem o odeie.

A essência do programa consiste em se manter as pessoas monitoradas por câmeras dia e noite naquele ambiente fechado, onde, quem lá se encontra tem que se sujeitar a isso sem direito sobre as imagens. O sucesso do programa fica por conta dos relacionamentos que lá se formam e seus desdobramentos e interações com o público. A audiência decide quem fica e quem sai, e aquele que consegue se manter por mais tempo na casa leva o prêmio.


Agora, cá pra nós, de onde vem esta invenção e por que Big Brother?

O primeiro reality show deste gênero surgiu na Europa, mais precisamente na Holanda, em 1999. John de Mol, executivo de TV e criador do programa, deu a ele o nome de Big Brother, nome de um personagem de uma novela de ficção de George Orwell (literalmante, Irmão Grande, no sentido de irmão mais velho que toma conta dos menores; na ficção de Orwell, líder opressor). Mundo afora, muitos programas semelhantes surgiram, conservando o mesmo nome ou traduzindo-o para o idioma local. Em alguns lugares o programa foi copiado exatamente como o original, mantendo o nome, como foi o caso do Brasil (Big Brother Brasil - BBB).

Em 1949, o escritor Inglês George Orwell publicou um livro intitulado Nineteen Eighty-Four (1984). A estória consiste da descrição de uma sociedade que vive sob um regime repressivo totalitário, em um futuro fictício, vigiada 24 horas por dia. Tem um pouco do “Admirável mundo Novo”, de Aldous Huxley, escrito em 1931.

O personagem Big Brother, que possivelmente na trama não existia, era apenas figura de intimidação, vigiava e manipulava a população dia e noite através de um sistema de TV. Supõe-se inspirado em Stalin e Hitler, dentre outros tiranos. A intimidação era reforçada através de cartazes espalhados pela cidade, em espaços públicos e privados, onde se lia “BIG BROTHER IS WATCHING YOU” (“Big Brother” está de olho em você – ou está “cuidando” de você).

Voltando ao programa brasileiro, e com base no sentido original do nome Big Brother, quem seria o verdadeiro Big Brother no BBB, o Bial ou o diretor da rede de televisão. Afinal, quem manipula os “peixinhos” lá no “aquário”?

Aqui fora, no mundo real, nós também vivemos um gigantesco Big Brother. Em nome da segurança o cidadão perdeu sua privacidade. Onde quer que estejamos, shopping, empresas públicas ou privadas, praças, estradas (essas são cruéis), lá está o “zoião” vigiando a gente.

Será que vamos ganhar um milhão ou querem nos colocar no paredão!?