quarta-feira, junho 10

Saúde:

Comments
 
Gripe suína?
Você já viu algum leitãozinho gripado, espirrando ou com coriza assuando aquele narigão de tomada por ai? Não! Nem eu.

Então por que gripe suína?

Pois é, eu sei que a tal da Influenza A H1N1 – nome chique para uma gripe, parece nome de andróides da Starwars – é coisa séria! Mas daí a chamá-la de gripe suína é safadeza; sacanagem com o bichinho. É jogar o nome da família Porks Pig na lama! Tá certo que às vezes a gente compra carne de porco "resfriada", mas também, peladinho e dentro do freezer daquele jeito, não podia dar noutra coisa.
Oinc!


A verdade é que a Influenza A H1N1 é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A H1N1 (H – hemaglutinina; N - neuraminidase). Apesar de encontrar vários hospedeiros naturais, onde o porco representa apenas um deles, este novo subtipo do vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Ou seja, não são as aves que estão causando a pandemia, nem tampouco o porquinho. Hoje em dia com as facilidades tecnológicas, as pessoas estão viajando muito mais que aves migratórias, e assim, importando vírus das mais diversas estirpes.

Apesar de os primeiros focos, da primeira onda da Influenza terem sido detectados em porcos, os maiores hospedeiros naturais da Influenza atual, A H1N1, são as aves aquáticas, que inclui patos, gansos e marrecos; pegaram o porquinho para cristo. Atiraram no pato e acertaram o leitão!
Detalhe: o vírus da Influenza é tão antigo quanto os dinossauros! Com certeza já se "hospedou" em muitos hospedeiros (Oinc!).

Os sintomas da Influenza A H1N1, segundo o Ministério da Saúde, são: febre alta repentina (superior a 38ºC) e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações ou dificuldade respiratória. Esses sintomas surgem em até 10 dias após a pessoa sair de um país afetado ou após o contato com pessoa suspeita de estar infectada.

Portanto se você vir um leitãozinho com esses sintomas por aí avise a Vigilância Sanitária ou ao abatedouro mais próximo. Mas não suspenda o churrasco! Não há risco no consumo de produtos de origem suína, desde que devidamente preparados.

Especificamente, esta combinação genética do vírus não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. A análise sugere, porém, que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou que ele (o virus) não foi isolado em porcos.

Mas ninguém quer correr o risco, quer? Então vamos ficar de olho nos porquinhos, quer dizer, nos sintomas.
Sniff! Oinc! Oinc!

Não se deixe "contaminar" pela abordagem cômica, o problema é sério. Veja informações técnicas mais fundamentadas no site Ministério da
Saúde.