sexta-feira, agosto 28

“O Blog do Cara”

Comments
 
Foto BBC
Depois de muitas idas e vindas, críticas e adiamentos, parece que finalmente sairá o blog do presidente. Pelo menos é o que dizem os arautos do palácio-lulista-blogueiro. Segundo se noticia a página deverá estrear na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, se não for adiada outra vez.

Desde o início do ano, em abril, ocasião em que esteve com Obama e foi muito elogiado, Lula, para fazer jus aos rasgados elogios, mandou que seus asseclas providenciassem o blog do "político mais popular da Terra", palavras de Obama durante reunião do G-20. O segundo passo seria criar um Twitter. É o poder octópode lançando seus tentáculos. Que dê o primeiro passo.

De lá pra cá se têm ouvido muitos comentários e críticas da imprensa e de e-leitores. Mas qual seria a finalidade desse serviço (ou brinquedinho novo) e qual seria o seu conteúdo? Essa última é a pergunta que não quer calar.

A verdade é que pouco se sabe do assunto. Do que se diz por aí o que pude apurar de consistente é que o blog não será escrito pelo próprio, mas sim por uma equipe de jornalistas e técnicos (um gost writer ou molusco writer). Segundo, o leitor-visitante-blogueiro-companheiro não poderá deixar seus comentários. Com isso, o brinquedo deixa de ser um blog. Será apenas um mural, certo?

Mas voltando ao questionamento acima, qual seria mesmo o conteúdo? Aguém arrisca palpites?

Vejamos:

Meus posts:

- Eu sou o cara;
- Um dedim de pinga com o presidente
- Ou melhor: um dedim de prosa com o internauta
- Meu desenho preferido (Bob esponja);
- Pelada na granja (futebol certo?);
- Receitas de Marisa;
- Rodízio de pizza lá em casa;
- Quando eu for re-re-reeleito;
- Lavando a roupa suja do senado;
- Lembranças da minha fonoaudióloga;
- Minha viagem à Presidência;
- Minha viagem à França;
- Minha viagem à Inglaterra;
- Minha viagem à Argentina;
- Minha viagem à China;
- Minha viagem à ...;
- Mais viagens;
- Minha viagem mais recente;
...
As pérolas do presidente:

“Eu gostaria de ter estudado latim, assim eu poderia me comunicar melhor com o povo da América Latina”.

“Nós estamos preparados para qualquer imprevisto que possa ocorrer ou não.”

“O Holocausto foi um período obsceno na História da nossa nação. Quero dizer, na História deste século. Mas todos vivemos neste século. Eu não vivi nesse século.”

“(ao receber um quimono)… Agora, já estou pronto para subir no TAPUME”
.
“Livro bom, é livro sem letra.”
...
Minhas metáforas futebolísticas:

“em time que está ganhando não se mexe companheiro”;

“o brasileiro tem que vestir a camisa do PT”;

“o trabalhador recebe uma bola redondinha, é só chutar e correr pro abraço”.


O jeito é esperar pra ver no que vai dar. Vamos aguardar “O Cara” e recebê-lo com festa na democrática blogosfera? (mas como fazer festa se eu não posso entrar!).

.

A ideia é ser um canal de comunicação para atingir o público mais jovem. Mas sendo um blog um canal de comunicação pessoal e visto que outros é que irão editá-lo como será pessoal!? E mais, se o leitor não poderá interagir o blog será um canal de mão única!? Um mural. (agora vejam, lula tem oito braços e um blog de mão única...)
...
Vem aí o Mural do Presidente!

"Esse é o cara!
Eu adoro esse cara!".
(Barack Obama)
***