domingo, outubro 18

Não fui ao jardim de infancia

Comments
 

Para a comemoração do dia do professor vários blogs se juntaram e fizeram uma blogagem coletiva, todos falaram sobre esse profissional tão importante e tão pouco valorizado no nosso país.


Estive no blog Ponderantes do Valdeir e no caixa doJúnior lendo o que eles escreveram, e me transportei a minha infância e lembrei da minha primeira professora.


Diferente dos meus filhos que frequentaram o maternal, jardim da infância … fui alfabetizada por uma amiga da minha mãe que alfabetizou a mim, e um dos seus filhos ao mesmo tempo, nós estudávamos numa cartilha (cartilha do ABC) na sua casa. Enquanto fazia os seus afazeres domésticos nos ensinava, lembro com muita nitidez das aulas, tínhamos que aprender a ler e saber contas de somar e diminuir. No ano seguinte entramos no primeiro ano, e continuamos estudando até a 8ª série juntos.


Essa escola como vemos hoje, é recente, não sou especialista mas acho que surgiu da necessidade das mães terem um lugar seguro para deixarem seus filhos enquanto saiam para trabalhar, a prática mais comum na minha infância era entrar na alfabetização, quem não conseguia alguém para alfabetizar o seu filho. A maioria entrava mesmo era na 1ª série, como foi o meu caso, já sabendo ler, escrever o básico e fazendo contas de somar e diminuir.

O professor era respeitado, ninguém aumentava o tom de voz para ele. Existia uma hierarquia que era sagrada, o professor mandava, o aluno obedecia. Muito diferente da educação atual, e não faz muito tempo não.

Sempre gostei de ler, lia tudo o que passava por minhas mãos, mas nunca fui uma aluna aplicada, só era boa naquilo que me interessava o restante tirava nota o suficiente para passar, fiquei de recuperação muitas vezes, nunca reprovei, já o meu amigo era aluno aplicado, cedo foi estudar fora, casou , constituiu uma família.


Eu também casei, fui morar fora... mas ao longo dos anos a amizade entre nossas famílias perdurou, até hoje tenho o privilégio de usufruir da companhia de minha primeira professora , por quem tenho muito carinho.


E o meu primeiro colega de escola, por conta da tecnologia e apesar da distancia (km) entre nós, ficamos mais próximos nos últimos meses. Eu o convidei para que continuássemos a nossa parceria… já que ele tem gosto pela poesia , retomamos a nossa parceria de compartilhar letras, conhecimento, esse meu primeiro colega de escola é o Tony, meu companheiro aqui no Voz. Depois de tanto tempo nos reunimos para dividir conhecimento, somar experiências, e principalmente nos divertirmos e tentar passar um pouco do que sabemos e de quem somos para vocês.


Tenho vários amigos que são professores, tenho também primos, tios e até um cunhado professor. A esses profissionais só posso dizer muito obrigado, pois sem eles não estaria aqui escrevendo para vocês.


Vocês lembram da primeira professora? Qual foi o professor que mais marcou a sua trajetória estudantil?


Opine, dê sugestões, o que você gostaria de ler aqui ?


Um bom domingo e uma semana produtiva a todos.



Photobucket