sábado, março 26

Futebol e poesia

Comments
 

A poesia não está exatamente na palavra, mas no uso que se faz dela, na leitura que ela pode proporcionar diante de coisas aparentemente sem nenhuma dose de lirismo. A poesia não se prende às coisas em si, mas ao olhar que se lança sobre elas.

Ela pode estar em tudo, em qualquer coisa, mas pode também não se encontrar em coisa alguma se não se tem olhos para vê-la; se não se tem sensibilidade o bastante para perceber a poesia na natureza, nos movimentos, nas cores. Há quem veja poesia até na morte, nas coisas funebres da vida. Por outro lado, a poesia está na arte, na natureza e também no esporte.

O Brasil é um país de muitas cores, muitas paixões e muitos amores. O futebol é uma destas paixões. Eu não sou o que se poderia chamar de um aficcionado por futebol, mas certa vez me apanhei apreciando a poesia dos movimentos do esporte brasileiro, tão apaixonante.


Futebol paixão

Toma-me de teus contendores,
Para que eu possa ficar aos teus pés.
Conduz-me com carinho,
Senão, melhor que me chutes!
Que me xingues de quadrada.
Mas rola comigo na grama,
Leva-me ao peito,
Balança-me na rede!
Depois, beija-me em festa
E carrega-me em teus braços
Para no meio da relva
Começarmos tudo outra vez!


Futebol também é arte! Quando não acaba em pancadaria, também tem sua poesia!

Abraços!