quinta-feira, março 12

"A Crise Moral"

Comments
 
Foto: Iconografia Casa de Rui Barbosa
"Todas as crises, portanto, que pelo Brasil estão passando, e que dia-a-dia sentimos crescer aceleradamente, a crise política, a crise econômica, a crise financeira, não vêm a ser mais do que sintomas, exteriorizações parciais, manifestações reveladoras de um estado mais profundo, uma suprema crise: a crise moral."

Aquela sensação de deja vu, de “já vi esse filme” é muito comum, não é mesmo? O quadro político e econômico que observamos no Brasil na atualidade não tem nada de inédito. A terra das palmeiras, onde canta o sabiá, parece que carrega um vírus incubado em suas entranhas político-administrativas que vez por outra se manifesta de forma devastadora.

Os efeitos nefastos desse mau têm sido diagnosticados desde que o Brasil se firmou como nação. Quanto à vacina, creio que também já era conhecida: um choque de moralização.

O texto acima é trecho da conferência não pronunciada "A Crise Moral" (Obras Completas de Rui Barbosa. V. 40, t. 6, 1913. p. 126). Rui Barbosa foi jurista, diplomata, escritor e filólogo, considerado um dos maiores políticos de nossa história. A “Águia de Haia”, como ficou conhecido, faleceu em Petrópolis – RJ, em 1923.