Segundo o Ministério
da Educação, em 2014, apenas 200 candidatos ao ENEM, menos de 1% do total,
conseguiram nota 1000 na redação, enquanto, mais de 500 mil tiraram nota zero.
Nos dois anos anteriores os resultados não foram muito diferentes. Em suma, o
desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio em redação tem sido
sofrível. O que significa dizer que o
aluno não está adquirindo as competências preconizadas pelo MEC e sugeridas nos
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Isto porque, o
problema não reside apenas na questão da produção textual. Para começo de
conversa, redigir uma dissertação não é tarefa fácil, principalmente para o
aluno do Ensino Médio. Escrever um texto dissertativo-argumentativo pressupõe
pelo menos duas competências importantes que precedem, em muito, o ato de
escrever.
A primeira delas
reside na ideia de que ninguém escreve sobre o que não conhece, assim como não
fala do que não sabe. Ou seja, se o candidato não adquiriu os conhecimentos necessários, principalmente referente à sociedade em que
vive e às questões contemporâneas que a afetam, embora saibamos que o tema só é conhecido na hora H, não se aproximará do assunto a ponto de defendê-lo com
argumentos consistentes. O aluno não construiu
os conhecimentos de mundo, enciclopédico, interacional e contextual
necessários.
A outra competência consiste
no princípio de que para que se possa argumentar sobre qualquer assunto, ou
seja, defendê-lo sob um determinado ponto de vista, é necessário que se tenha
opinião formada sobre ele. Neste ponto o aluno carece da leitura proficiente, da
capacidade de análise crítica do texto e da aproximação com os fatos sociais, que
deveriam ter sido promovidos durante a educação básica para desenvolver a
competência discursiva. Portanto, não basta ter à mão uma “receitinha de bolo”
para se escrever uma boa redação.
Primeiro, precisamos
formar o cidadão crítico, consciente das suas habilidades e responsabilidades,
imerso nas suas questões sociais e políticas, ou seja, a competência
comunicativa plena, depois se fala de competência textual, que é apenas um dos aspectos.
Foto: acervo particular
Foto: acervo particular